Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Ar

Ar para que te quero.


É um bem essencial e de primeira necessidade que muitos teimam em não respeitar.

Cá pela Trofa, este bem precioso, tem sido muitas vezes fustigado por empresas que o deterioram sem o mínimo de escrúpulos, tapando o nariz às pessoas com prendas corruptas e com publicidade enganosa onde camuflam o mal que fazem à natureza.
Há dias em que o mesmo se torna irrespirável, transportando no seu regaço um cheiro incomodativo a morte oriundo da incineração de resíduos animais.
Os habitantes da Trofa e muito em particular de Covelas e São Romão do Coronado tem sido brindados a qualquer hora da madrugada por cheiros que se lhes invade a propriedade e penetra sem consentimento através de uma frincha ou de uma janela que foi deixada aberta para conforto próprio.
Este “ar”, priva a população de uma qualidade de vida a que tem direito, incomodando-os e enervando-os aniquilando uma vida que se queria de serenidade.
Há pouco tempo, recebemos uma carta de um habitante de São Romão que perguntava à ADAPTA se não teria direito a ter uma vida normal como qualquer cidadão, fez uma casa, constitui família e depois disto, abriram uma fábrica que lhe contamina o ar e não só priva-o de ter uma vida normal como qualquer habitante.
Este senhor na mesma carta que me escrevia, ponderava em vender a casa que tanto lhe custou fazer e refugiar-se noutra terra que lhe daria tudo o que a “Trofa” lhe tirou.
Como é possível? Sim, como é possível alguém roubar a qualidade de vida a alguém. Como é possível, conseguir licença de laboração ambiental quando se trata tão mal o ambiente.
Outro, convidou-nos a visitar a sua casa e amostrou algo de indescritível.
A sua torneira da água, jorrava água com um cheiro inconfundível a uma empresa de Covelas.
Que critérios existem para que a CCDRN conceda licenças ambientais a empresas que prejudicam uma população inteira?
Como conseguem…?

Este cheiro muita das vezes, tem sido o cartão de visitas para quem visita a Trofa.

Direcção - Cárina,Alexandrino,Ferraz,Lima,Pedro,Cândido,Lara