Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Sustentabilidade

O aviso
Reconheço que o que faço não é o suficiente para o futuro do nosso planeta?
Sem duvida que tenho essa consciência.
O facilitismo, o comodismo, são dois pontos fracos do ser humano e portanto também o são meus.
Estes dois pontos, são um problema muito serio para o ambiente. Não pensamos, e não agimos, muitas das vezes da forma que o ambiente gostaria que agisse-mos.
O mais “engraçado” de tudo isto, è que o ambiente avisa-nos, e continua a avisar-nos, e nós simplesmente o ignoramos.
Será que nos vai avisar sempre ou para sempre?
Tornados, furacões, tempestades, cheias, são alguns dos avisos que temos tido ao longo destas décadas e que nos informam que algo vai mal.
A onde havia seca hoje temos cheias, onde tínhamos cheias deparamos com seca. Que se passa? Perguntamos ingenuamente ou tentamos desculparmos.
Temos olhado para estes fenómenos e temos sido hipócritas ao ponto de choramos quando vemos a destruição criadas por eles (por nós).
Morte, miséria, doenças e peste são algumas das consequências que tiramos partido por sermos benevolentes para com o ambiente. Será muito difícil, pedir ao ambiente que nos ajude? Sim, temos que lhe pedir ajuda. Primeiro temos que lhe pedir desculpa e depois temos que lhe pedir que acabe com estes castigos que muitas vezes são mortíferos.
Ao mesmo tempo, temos que nos comprometer com ele, e ganhar a sua confiança para que um dia possamos voltar a ser amigos, ou melhor para que um dia ,ele nos permita que possamos ser novamente amigos.
Para isso existe a quota-parte e uma dela è para mim. Vou pegar no meu remo e vou remar ao lado do ambiente, serei capaz de por em prática isto que digo ou terei que ver mais um furacão a destruir e a avisar que é preciso fazer algo?
A sustentabilidade tem que entrar neste momento e temos que nos debruçar e perguntar-lhe o que temos que fazer ou por que temos que optar.
Responsabilidade é o que o ambiente nos pede e fá-lo com todas as suas forças.
Sendo implacável para com aqueles que o tratam mal e também para com aqueles que nada lhe faz, aqui também estamos a ser irresponsáveis porque quem não tem culpa também leva de “tabela”.

Pedro Daniel Costa

Direcção - Cárina,Alexandrino,Ferraz,Lima,Pedro,Cândido,Lara